Um pouco da minha história

14-08-2019 06:25

Olá,
Hoje gostaria de compartilhar com você como comecei a trabalhar com plantas.Talvez isso lhe inspire nesse momento.

Há alguns anos,por volta de 2012 eu comecei a comprar mudas frutíferas e fazer meu pequeno pomar em vasos em casa.

Por alguns anos fiquei com estes vasos ,vasinhos de temperos ,pés de tomatinhos e algumas flores como primavera (bungavilia) e camarão amarelo.

Eu trabalhava com vendas nessa época.Vendas sempre foi meu trabalho com exceção de alguns anos que lecionei Inglês e outros que,ainda jovem dei aulas de pintura.Os demais foram com vendas de diversos produtos,tive duas lojas de roupas ,papelaria e armarinhos,fabriquei semi jóias e artigos em TNT o qual fabrico até hoje.

Por 45 anos estive dentro do comércio,desde o tempo dos meus pais.Acompanhei durante minhas atividades muitas crises nesse país.

E quando percebi há mais ou menos 5 anos atrás que o país iria entrar em crise novamente,já que minhas vendas estavam se tornando mais escassas comecei a pensar em qual atividade nova eu poderia mergulhar para complementar minha renda.

Não queria esperar o problema aparecer de vez por que é muito aflitivo,angustiante ser pego de surpresa com problemas financeiros.Eu tinha que encontrar uma saída antes.Eu não tinha dinheiro para investimento,tinha apenas o espaço da minha casa , então teria que me virar com poucos recursos mas eu queria que fosse algo que eu gostasse de fazer para poder me empenhar.Quando a gente ama o que faz a gente se empenha.

Pensei em várias coisas e decidi que seria com plantas,era algo que me fazia bem,me fazia feliz esta idéia.E começei minha jornada de aprendizado.

Eu já tinha meus vasos de frutíferas na frente da casa ,mais ou menos 18 vasos grandes que funcionariam como uma vitrine,uma inspiração para as pessoas ,tinha no fundo tomateiros,temperos entre outros cultivares e resolvi aprender um pouco de tudo pra ver o que daria mais certo.

Usei tábuas improvisadas, potes plásticos de 10 litros para fazer prateleiras,plásticos pra estufas,quase tudo material de descarte.E eu mesma fazia tudo.

Comprei copinhos plásticos (de café e água)pois nunca gostei muito de plantar nas células (bandejas pretas).

Veja que, quando não se tem o conhecimento adequado e não se faz da forma correta dificilmente se tem um resultado satisfatório.Eu não conseguia enraizar bem as mudinhas nas células como os profissionais e a todos que eu perguntava falavam que plantavam de forma "normal",sem nenhum segredo.

Cheguei a fazer 500 copinhos,só que mais perdi do que tive resultados.Sim, por que eu não tinha o conhecimento de um agrônomo,tentei pesquisar ,perguntar para pessoas do ramo mas nem sempre era o mesmo tipo de cultivo que eles faziam ou não davam de graça o pulo do gato.

E tinham vários fatores,o local,o sombreamento,ph da terra,quantidade de luz diária.Enfim, se antes de começar eu tivesse feito uma boa pesquisa em livros teria poupado tempo,esforço e dinheiro por que informações gratuitas da internet são apenas básicas que nem sempre vão se adaptar ao seu local.

 

Continuando...

 

Com o que consegui produzir comecei minhas vendas no abrigo de casa,mas o que eu mais vendia eram mudas frutíferas.Ah,e comecei a vender pela internet também.Sofri muito para aprender a embalar e a planta chegar intacta no cliente.

Vendia também vasinhos de temperos mas nunca dominei a técnica de produzir igual aos que vendem nos mercados. Por que?Por que para produzir de forma profissional é preciso ter conhecimento profissional.

Mas minha preferência sempre foi produzir frutíferas,essa acho que faço bem feita.
E ao contrário do que pensam,as frutíferas em vaso podem lhe dar um enorme prazer,funciona como uma terapia acompanhar as frutas se desenvolvendo e também podem fazer você economizar no mercado.Um pé de limão cravo (ou limão rosa) por exemplo em um vaso grande produz uma carga generosa de limões que você vai levar um bom tempo para consumir.

 

Mas continuando minha história...

Minha vontade era ir para uma chácara,ter um local grande para trabalhar e cultivar muuuito.
Até que em uma virada anual de contrato a proprietária da casa que eu morava,além de não dar a manutenção adequada na casa subiu muito o aluguel e resolvi me mudar e adivinhe o que procurei?

Uma chácara.E deu certo. Encontrei uma linda chácara por um preço menor do que a casa que eu morava.Tem muitos pés de frutas,espaço para as mudas e um lugar incrível de sol pleno para minha horta. Mas tem também alguns inconvenientes de se alugar que falarei em outra matéria. Infelizmente quando o local não é seu tem prós e contras.

Portanto não deixe de realizar seus sonhos mas encurte o caminho e tenha melhor produção lendo livros ,seja digital ou físico,não é jogar dinheiro fora comprar livros como muitos pensam,ao contrário é enriquecer seus conhecimentos,um bem que não desaparece.

 

PS: Por isso para quem quer optar pelo sistema de hidroponia por exemplo,que é um sistema livre de terra e que ocupa menos espaço antes de começar recomendo este material onde o produtor é super gente boa e pode lhe dar dicas pelo whatsapp,fazer o companhamento da instalação da sua horta e lhe vender até a bancada pronta se quiser. É muita facilidade para você.

https://bit.ly/2uO7lsl

 Aqui vai descobrir tudo sobre como aprender pelo sistema de hidroponia
Grande abraço verde
Méri
Pomar Garden

 

Voltar

Contacto

Mão na Terra- Cultivo de Horta e Frutíferas

whatsapp 19-991175007
Piracicaba/SP

© 2012 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode